Three people of color, posing at pride event in Brazil for PrEP de Longa Duracao.

O que é PrEP?

PrEP significa profilaxia pré-exposição e a PrEP é uma forma de prevenir o HIV com medicamentos que diminuem as chances de contrair o HIV. Esta profilaxia só deve ser tomada por pessoas que não têm HIV. Atualmente, os únicos medicamentos aprovados para PrEP nos Estados Unidos são comprimidos orais que devem ser tomados diariamente. Um é o Truvada para PrEP e o outro é o Descovy para PrEP. No Brasil, o único medicamento aprovado para PrEP é o Truvada.

Para obter mais informações sobre PrEP e mulheres transgênero, visite https://www.pleaseprepme.org/trans.

O que é o Truvada para PrEP?

Truvada para PrEP é um comprimido oral a ser tomado diariamente para PrEP, com dois medicamentos que previnem o HIV: emtricitabina (FTC) e tenofovir (TDF). O Truvada atua ao impedir a replicação do HIV, o que significa que se a pessoa que estiver exposta ao HIV e tomar Truvada todos os dias, é mais provável que o vírus morra antes de se replicar no seu corpo. Os estudos demonstraram que o Truvada reduz o risco de contrair o HIV pelo sexo em mais de 90% se tomado todos os dias. É seguro tomar Truvada para PrEP e a maioria das pessoas que toma o Truvada não apresenta efeitos colaterais graves em relação ao medicamento.

Para obter mais informações sobre o Truvada para a PrEP, visite https://www.truvada.com.

O que é o Descovy para PrEP?

O Descovy para PrEP é um comprimido oral, a ser tomado diariamente para PrEP, que foi recentemente aprovado pela Administração de Alimentos e Fármacos (Food and Drug Administration ou FDA, pela sigla em inglês) dos Estados Unidos para uso entre homens que fazem sexo com homens e mulheres transgênero. O Descovy é semelhante ao Truvada, mas usa uma forma mais nova do tenofovir, chamada de tenofovir alafenamida (TAF), em vez de TDF. A aprovação pela FDA tem base no estudo DISCOVER. Este estudo incluiu mais de 5.000 homens cisgênero e mulheres transgênero que fazem sexo com homens, nos EUA e na Europa. Os resultados demonstraram que o Descovy era “não inferior” ao Truvada – não inferior significa que o Descovy preveniu tantas infecções por HIV quanto o Truvada. Nos EUA, o Descovy pode ser usado para a prevenção do HIV em casos de sexo anal e oral.

Para obter mais informações sobre o Descovy para PrEP, visite https://www.descovy.com/prep.

O que o futuro reserva para PrEP?

Estudos recentes da HPTN, como os Estudos HPTN 083 e o HPTN 084, demonstraram que um regime de PrEP com cabotegravir injetável de ação prolongada (CAB LA) é altamente eficaz para a prevenção do HIV entre mulheres cisgênero, homens cisgênero e mulheres transgênero que fazem sexo com homens. O CAB LA ainda não foi aprovado pelas autoridades reguladoras locais (tais como a FDA nos EUA e a ANVISA no Brasil) e ainda é um produto de estudo sob investigação. Por esse motivo, o CAB LA não será usado no HPTN 091.

Mais informações sobre o HPTN 083 estão disponíveis em https://www.giveprepashot.org ou https://www.hptn.org/research/studies/hptn083. Mais informações sobre o HPTN 084 estão disponíveis em https://www.084life.org ou https://www.hptn.org/research/studies/hptn084.

PrEP options

Close
es_MXSpanish