Three people of color, posing at pride event in Brazil for PrEP de Longa Duracao.

O que é PrEP?

PrEP significa Profilaxia Pré-Exposição. A PrEP é uma estratégia de prevenção do HIV que usa medicamentos antiretorvirais para reduzir o risco infecção pelo HIV em pessoas que não têm o vírus. Atualmente, existem três medicamentos aprovados para PrEP pela Food and Drug Administration (FDA) dos EUA: 

  • Oral diária, emtricitabina e fudmarato de tenofovir disoproxil, vendidos sob a marca Truvada®
  • Oral diária, emtricitabina e tenofovir alafenamida, vendidos sob a marca Descovy®
  • Injetável de longa ação, Cabotegravir, vendido sob a marca Apretude®

O HPTN 091 incluirá um agente de PrEP aprovado (Descovy® e Truvada® nos EUA, Truvada® no Brasil). No Brasil, o único medicamento aprovado para a PrEP é o Truvada. Para obter mais informações sobre PrEP e mulheres transgênero, visite https://www.pleaseprepme.org/trans.

O que é o Truvada para PrEP?

Truvada para PrEP é um comprimido oral a ser tomado diariamente para PrEP, com dois medicamentos que previnem o HIV: emtricitabina (FTC) e tenofovir (TDF). O Truvada atua ao impedir a replicação do HIV, o que significa que se a pessoa que estiver exposta ao HIV e tomar Truvada todos os dias, é mais provável que o vírus morra antes de se replicar no seu corpo. Os estudos demonstraram que o Truvada reduz o risco de contrair o HIV pelo sexo em cerca de 99% se tomado todos os dias. É seguro tomar Truvada para PrEP e a maioria das pessoas que toma o Truvada não apresenta efeitos colaterais graves em relação ao medicamento.

Para obter mais informações sobre o Truvada para a PrEP, visite truvada.com.

O que é o Descovy para PrEP?

Descovy é um comprimido oral diária para PrEP que foi aprovada pelo FDA dos EUA para uso entre homens que fazem sexo com homens e mulheres trans. O Descovy é semelhante ao Truvada, mas usa uma forma diferente de tenofovir chamada tenofovir alafenamida (TAF) em vez de TDF. O Descovy é tão eficaz quanto o Truvada na prevenção de homens cis e mulheres trans contrair o HIV.  Descovy é aprovado para PrEP em homens cis adultos e adolescentes e mulheres trans, mas não foi estudado em outras populações. 

Para obter mais informações sobre o Descovy para PrEP, visite descovy.com. 

O que é o Apretude para PrEP?

Apretude é uma forma de PrEP injetável de ação prolongada que foi recentemente aprovado pelo FDA dos EUA para PrEP em adultos e adolescentes com peso mínimo de 35 kg (77 libras). Apretude para PrEP é uma injeção única de cabotegravir (CAB) administrada a cada oito semanas. Os resultados do HPTN 083 e HPTN 084 mostraram que o CAB é superior ao tenofovir/emtricitabina oral diário (TDF/FTC) para prevenção do HIV entre homens cis e mulheres trans que fazem sexo com homens (HPTN 083) e mulheres cis (HPTN 084). Uma introdução oral diária opcional pode ser usada para avaliar a tolerabilidade do cabotegravir. 

Para obter mais informações sobre o Apretude para PrEP, visite apretude.com. 

O que está no futuro para a PrEP? 

Estudos recentes de HPTN, HPTN 083 e HPTN 084, mostraram que um regime de PrEP contendo cabotegravir injetável de longa ação (CAB LA), também conhecido como Apretude, é altamente eficaz para a prevenção do HIV entre mulheres cis, homens cis e mulheres trans que fazem sexo com homens.

Mais informações sobre o HPTN 083 estão disponíveis em https://www.giveprepashot.org ou https://www.hptn.org/research/studies/hptn083. Mais informações sobre o HPTN 084 estão disponíveis em https://www.084life.org ou https://www.hptn.org/research/studies/hptn084.

PrEP Options

Close
en_USEnglish